Regulamento

Regulamento 2024-08-25T20:19:56+00:00

REGULAMENTO GERAL 2024 – COPA KAIRÓS

I – Do Objetivo

Artigo 1º – Formar um grupo dos principais colégios particulares de São Paulo e região com o objetivo de desenvolver a prática esportiva entre os estudantes bem como promover a integração social entre os participantes.

II – Da Participação                                                                              

Artigo 2º – Poderá se inscrever alunos regularmente matriculados nos colégios participantes, nascidos OBRIGATORIAMENTE em:

CATEGORIA ANO NASCIMENTO
SUB 07 2017
SUB 08 2016
SUB 09 2015
SUB 10 2014
SUB 11 2013
SUB 12 2012
SUB 13 2011
SUB 14 2010
SUB 15 2009
SUB 16 2008
SUB 17 2007
SUB 18 2006

§1º: Todas as equipes deverão ser formadas exclusivamente por alunos da sua unidade, caso o colégio tenha mais que uma unidade, não será permitida a junção dos alunos na formação da equipe.

§2º: Fica estabelecido que as categorias deverão ser formadas respeitando o ano de nascimento.

§3º: Nas modalidades Basquete, Handebol e Vôlei, fica estabelecido que será permitido inscrever até 2 (dois) atletas do ano anterior nascidos a partir de julho.

Artigo 3º – As equipes NÃO poderão inscrever jogadores federados no ano vigente de 2024 que participe de qualquer competição realizada pela F.P.F.S. (Federação Paulista de Futebol de Salão), F.P.F.C. (Federação Paulista de Futebol de Campo) nas séries A1, A2 e A3, L.P.F (Liga Paulista de Futsal), F.P.B (Federação Paulista de Basketball), F.P.V (Federação Paulista de Voleibol) e F.P.H (Federação Paulista de Handebol).

§1º: A organização não entende como o atleta que joga SINDCLUBE como federado, podendo este jogar sem nenhum impedimento.

Artigo 4º – Não poderão participar das partidas jogadores que estejam cumprindo penas disciplinares ou suspensões das edições anteriores da “Copa Kairós”.

Artigo 5º – A participação do colégio na “Copa Kairós” será entendida como aceitação integral do regulamento da competição, não cabendo recursos ou protestos diante das decisões da Organização.

III – Da Inscrição

Artigo 6º – Para a inscrição dos jogadores na “Copa Kairós”, os colégios deverão entregar os seguintes documentos: (i) Comprovantes de Matrícula dos jogadores ou Declaração em papel timbrado do colégio, assinados pelo (a) diretor (a) / coordenador (a) de esportes, comprovando que os jogadores inscritos são alunos regularmente matriculados no colégio. A Organização se reserva no direito de consultar o colégio para realizar qualquer tipo de verificação e/ou comprovação das informações entregues, caso julgue necessário. Já os jogadores deverão entregar o seguinte: (ii) Ficha de Inscrição devidamente preenchida e assinada. (iii) Relação nominal com os atletas participantes.

§1º: Todos os itens acima discriminados deverão ser entregues na data marcada pela organização.

§2º: Os colégios que não entregarem os documentos solicitados não poderão disputar as partidas até que a situação seja regularizada. O mesmo ocorre com jogadores que, no caso de não entregarem suas Fichas de Inscrição no prazo, também não poderão participar das partidas até que a sua situação seja regularizada;

§3º: Todos os jogadores deverão preencher a Ficha de Inscrição que será enviada via e-mail para os professores, para um posterior preenchimento através do site.

§4º: Será permitido substituições nas Fichas de Inscrição dos jogadores (limitado a 2 (dois) atletas) após a entrega à Organização, somente quando o pedido for feito por escrito e deferido pela mesma, mediante o pagamento de uma taxa de 30% do valor da inscrição. A substituição só será deferida se a mesma for protocolada antes do primeiro jogo da 2° fase.

§5º: É PROIBIDO o cancelamento de inscrições após o congresso técnico.

Artigo 7º – Poderão ser inscritos, no máximo, 14 (catorze) jogadores por equipe, nas modalidades Futsal, Basquete e Handebol e Vôlei.

Artigo 8º – O documento oficial de identificação dos participantes do evento é a lista de atletas (cartelão) oferecida pela Copa Kairós Interescolar.

§1º: Em caso do colégio não puder apresentar o cartelão devido a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), será aceito o RG/Carteirinha Escolar (2024)

§2º: Em todos os jogos o professor deverá apresentar o cartelão e/ou RG, incluindo todos os atletas relacionados em súmula. O atleta que não estiver inscrito no cartelão com foto legível, não poderá sob hipótese alguma ser relacionado para a partida.

Artigo 9º – A constatação, por parte da Organização, de qualquer irregularidade que infrinja qualquer um dos artigos anteriores, implicará na imediata desclassificação da equipe, independentemente de sua performance técnica e fase em que estiver participando. Dependendo da gravidade da infração, a Organização poderá suspender o colégio pelo tempo que julgar necessário.

Artigo 10º – Será cobrada uma Taxa de Inscrição de R$ 999,00 (novecentos e noventa e nove reais) por equipe para a participação na “Copa Kairós”. Nos casos de desistência ou eliminação da competição, a Taxa de Inscrição NÃO será devolvida em hipótese alguma.

IV – Cronograma/Realização dos jogos

MÊS AÇÃO
FEVEREIRO até MARÇO Fase de Inscrições
ABRIL Congresso Técnico
ABRIL até AGOSTO Jogos da primeira fase
AGOSTO até NOVEMBRO Jogos da fase final

 

Artigo 11° – Fica estabelecido que os colégios deverão obrigatoriamente realizar 2 (dois) jogos da categoria que estiver participando antes de julho e finalizar a primeira fase até 10/08/2024,

MÊS AÇÃO
DATA LIMITE 1ª FASE 10/08/2024
DATA LIMITE REPESCAGEM / OITAVAS DE FINAL 31/08/2024
DATA LIMITE QUARTAS DE FINAL 14/09/2024
DATA LIMITE SEMIFINAL 12/10/2024
DATA LIMITE FINAL  

19/10/2024 (Categorias Sub17 e 18)

 

26/10/2024 (Demais Categorias)

 

§1º: O colégio que descumprir o descrito no “caput” arcará com o pagamento de R$200,00 por jogo que será realizado.

§2º: A realização dos jogos das categorias Sub 14, Sub 15, Sub 16, Sub 17 e Sub 18 de todas as modalidades na disputa de 3° lugar, não serão realizados, sendo considerados como 3° colocados os dois perdedores das semifinais.

§3º: O presente texto do §2º: não se aplica para a modalidade voleibol.

V – Das Penalidades

Artigo 12º – Será eliminada da competição a equipe que incluir em jogo qualquer jogador irregularmente inscrito na competição (fora da idade limite, dados pessoais alterados ou falsificados, não matriculado no colégio, federado, etc.). Tais fatos devem ser comprovados pela equipe acusante.

§1º: O colégio que descumprir o descrito no “caput” do presente artigo mais de uma vez, somadas todas as edições anteriores, não poderá participar da próxima edição do campeonato.

§2º: Em caso de dúvida em relação a quaisquer dados que aponte eventual irregularidade na inscrição de jogadores, os interessados deverão solicitar esclarecimentos e consultas EXCLUSIVAMENTE via e-mail para contato@copakairos.com.br ou copakairos@gmail.com.

§3º: Todos os esclarecimentos, consultas ou recursos serão tratados de forma confidencial, sendo que a Organização se reserva no direito de não divulgar o proponente.

Artigo 13º – O jogador, técnico e demais membros da comissão técnica, que agredir o árbitro, seus auxiliares ou membros da Organização, será automaticamente eliminado da competição, não podendo atuar em mais nenhuma outra edição da “Copa Kairós”.

Artigo 14º – O técnico que for expulso de qualquer uma das partidas da “Copa Kairós” não poderá dirigir a equipe no jogo seguinte. Dependendo da gravidade do caso, poderá ser suspenso por mais jogos ou até ser eliminado do campeonato. Os casos graves de expulsão serão julgados pela Organização com base no relatório da arbitragem.

Artigo 15º – A Organização reserva para si o direito de declarar perdedora ou até eliminar do campeonato a equipe ou colégio que venha a causar distúrbios de ordem disciplinar em qualquer partida, inclusive incidentes que porventura venham a causar interrupção da mesma, mesmo que a equipe seja vencedora ou estiver vencendo a partida.

§1º: A indisciplina da torcida, dentro e fora dos ginásios, poderá implicar em penalidades para o colégio que ela representa. A Organização julgará todos os casos de incidentes e sugere que a direção do colégio indique um professor para ser o responsável pela torcida e impeça possíveis excessos;

§2º: Dependendo dos relatórios ou informações coletadas pela Organização da “Copa Kairós”, a inscrição do colégio ou jogador poderá não ser aceita na próxima edição da competição. Será avaliado o comportamento disciplinar dos representantes do colégio, das equipes, dos jogadores e das torcidas na atual edição;

§3º: A Organização reserva para si o direito de suspender ou eliminar jogadores, técnicos, equipes ou colégios por ato de indisciplina cometida antes, durante ou depois das partidas;

§4º: Nos casos de desistência ou eliminação da competição de qualquer equipe, por qualquer motivo, todos os resultados da equipe desistente ou eliminada serão computados como W.O., não isentando a equipe do pagamento integral da taxa de inscrição.

Artigo 16º – Todas as equipes deverão ser OBRIGATORIAMENTE dirigidas por um professor devidamente registrado junto ao MEC (Ministério da Educação) ou ao CREF (Conselho Regional de Educação Física).

§1º: Caso o técnico não esteja presente ou esteja impedido de dirigir sua equipe, o mesmo poderá ser substituído por alguém indicado pelo próprio técnico ou pelo responsável pelo colégio ou, na ausência de qualquer representante do colégio, por algum pai, mãe ou responsável por um dos jogadores da equipe.

Artigo 17º – Os recursos deverão ser encaminhados à Organização até 1 (um) dia útil após o término da partida, com exceção dos referentes a irregularidades de inscrição, que poderão ser efetuados a qualquer momento.

§1º: Os recursos deverão ser enviados, EXCLUSIVAMENTE, via e-mail para contato@copakairos.com.br ou copakairos@gmail.com.

§2º: Depois de recebido, a Organização enviará o recurso às demais partes interessadas que também terão 1 (um) dia útil para se manifestarem. Após esse prazo a Organização terá 1 (um) dia útil para julgar e decidir em 1ª Instância.

§3º: Após o envio da decisão da Organização, as partes envolvidas terão 1 (um) dia útil para recorrer em 2ª Instância para o Conselho Disciplinar, mediante pagamento dentro desse prazo da Taxa de Recurso no valor de 50% do valor da taxa de inscrição. O comprovante de pagamento deverá ser enviado/entregue junto com o recurso dentro do prazo de 1 (um) dia útil.

§4º: A Organização convocará o Conselho Disciplinar que terá 2 (dois) dias úteis para votar. Os votos serão secretos.

Artigo 18º – O Conselho Disciplinar será composto por  no mínimo 3 (três) membros que serão sugeridos pela Organização, que não estejam envolvidos diretamente com os recursos ou interessados pelo resultado.

Parágrafo Único: Cada colégio poderá ter apenas 1 (um) membro.

VI – Do W. O.

Artigo 19º – As equipes deverão apresentar, antes do início da partida, com no mínimo de jogadores em condições de jogo para cada modalidade.

§1º: Caso a equipe apresente, antes do início da partida, com um número inferior de jogadores do que é permitido será decretado o W.O.

§2º: Na modalidade futsal cada equipe deverá apresentar-se, antes do início da partida, no mínimo 4 (quatro) jogadores em condições de jogo.

§3º: Na modalidade basquete cada equipe deverá apresentar-se, antes do início da partida, no mínimo 5 (cinco) jogadores em condições de jogo.

§4º: Na modalidade vôlei cada equipe deverá apresentar-se, antes do início da partida, no mínimo 6 (seis) jogadores em condições de jogo.

§5º: Na modalidade handebol cada equipe deverá apresentar-se, antes do início da partida, no mínimo 5 (cinco) jogadores em condições de jogo.

§6º: Caso o jogador chegue durante a partida, este só poderá estar disponível para o técnico após apresentar seu documento ao anotador;

§7º: A equipe que descumprir o descrito no “caput” ou qualquer um dos parágrafos do presente artigo, será declarada perdedora por W. O. Em caso de reincidência, a equipe será eliminada do campeonato;

Artigo 20º – As equipes deverão comparecer no horário estipulado.

§1º: O jogo deverá ter início exatamente no horário marcado da partida, conforme tabela dos jogos, com tolerância de 15 (quinze) minutos somente no primeiro jogo do dia. Caso isso não ocorra, a equipe que não estiver pronta será declarada perdedora por W.O.

§2º: Em situações consideradas como emergenciais pela Organização, o início das partidas poderá ter seu horário prorrogado, desde que aceito pelo adversário;

§3º: Todas as programações, bem como os horários, serão divulgadas no site www.copakairos.com.br

§4º: No caso de nenhum integrante da equipe comparecer à partida, esta será declarada perdedora por W.O.;

Artigo 21º – Em caso de W.O., a equipe será declarada perdedora da partida pelo placar de 3 x 0 e perderá 1 (um) ponto na classificação. Caso as duas equipes sejam declaradas perdedoras por W.O., as mesmas perdem também, 1 (um) ponto na classificação e 3 (três) gols no saldo de gols.

§1º: Em caso de W.O. na última rodada da 1ª fase, a equipe incompleta será declarada perdedora da partida pelo placar de 5 x 0 e perderá 3 (três) pontos na classificação. Caso as duas equipes sejam declaradas perdedoras por W.O., as mesmas perdem também, 3 (três) pontos na classificação e 5 (cinco) gols no saldo de gols;

§2º: Caso ocorra W.O., os 3 (três) gols serão contabilizados apenas no saldo total de gols das equipes, e não para algum jogador específico ou para contagem de artilharia.

§3º: Caso ocorra mais de 1 (um) W.O. com a mesma equipe, esta estará automaticamente eliminada e todas as suas partidas serão computadas como W.O., não isentando a equipe do pagamento integral da taxa de inscrição.

Artigo 22º – Fica estipulado que a equipe (s) responsável (eis) pelo W.O deverá arcar com o valor de R$150,00. E o valor dobra em caso de reincidência. Exceto se for avisado com no mínimo 7 dias antes do início da partida.

VII – Comissão Disciplinar

Artigo 23º – A Comissão Disciplinar da “Copa Kairós” será composta por no mínimo 3 (três) membros que serão sugeridos pela Organização da Copa Kairós que não estejam envolvidos diretamente com os recursos ou interessados pelo resultado.

VIII – Da Disciplina

Artigo 24º – Serão aplicadas penas disciplinares, classificadas em advertência, suspensão e eliminação do campeonato, além de outras sanções, às equipes, colégios e pessoas pertencentes às equipes inscritas que incorrerem nas seguintes infrações:

  • Prejudicar o bom andamento da competição;
  • Promover desordem antes, durante e após os jogos;
  • Incentivar os jogadores ao desrespeito aos árbitros e adversários;
  • Estimular os jogadores à prática da violência;
  • Proferir palavras ou fazer gestos ofensivos à moral;
  • Atirar objetos dentro dos locais de jogos;
  • Invadir os locais dos jogos;
  • Faltar com o respeito aos árbitros ou organizadores da competição;
  • Agressão mútua entre dirigentes ou torcedores;
  • Agredir ou desrespeitar juízes, adversários, organizadores ou torcedores;
  • Depredar as instalações do local dos jogos.

IX – Das Disposições Gerais

Artigo 25º – Os Patrocinadores e a Organização não se responsabilizam por acidentes que venham a ocorrer antes, durante ou depois das partidas com jogadores, técnicos, dirigentes e torcedores das equipes participantes do evento.

§1º: Caso venha ocorrer de um(a) atleta vier a jogar com óculos, este só será autorizado a participar do jogo pela organização se a família e/ou professor se responsabilizar por futuros acidente que posa vir a ocorrer.

§2º: Caso venha ocorrer de um(a) atleta vier a jogar com pircing, este só será autorizado a participar do jogo pela organização se o mesmo estiver coberto por esparadrapo, além da família e/ou professor se responsabilizar por futuros acidente que posa vir a ocorrer.

Artigo 26º – Alterações na tabela de jogos só serão permitidas se aprovadas pela Organização do evento através de confirmação por e-mail.

§1º: Todas as partidas serão realizadas OBRIGATORIAMENTE nos dias e horários definidos pela Organização;

§2º: É PROIBIDA a mudança do dia das partidas das finais e disputas de terceiro e quarto lugares. Casos excepcionais serão analisados pela Organização, desde que com a concordância de todos os envolvidos.

§3º: Todas as consultas, solicitações e confirmações de mudanças de datas ou horários de qualquer partida deverão ser endereçada para o e-mail para contato@copakairos.com.br ou copakairos@gmail.com, com cópia para o e-mail de todos os envolvidos e interessados na mudança.

§4º: Casos extraordinários serão analisados pela Organização.

Artigo 27º – Não será permitido no ginásio, durante o tempo regulamentar dos jogos, o uso de buzinas, cornetas e instrumentos congêneres, que impeçam o bom andamento da partida.

X – Campeão Geral

Artigo 28° – O colégio que terminar em primeiro lugar (Campeão Geral)  na classificação geral conquistará o direito da posse temporária do Troféu Kairós pelo período de 1 (um) ano ou até a próxima edição da competição, quando será repassado ao respectivo campeão.

§1º: O colégio que conseguir vencer 3 (três) edições consecutivas ou 5 (cinco) alternadas da competição, conquistará o direito da posse permanente do Troféu Kairós;

§2º: O colégio que conquistar a posse temporária do Troféu Kairós, deverá assinar um Termo de Responsabilidade comprometendo-se a zelar por sua segurança e boa conservação até a próxima edição da competição, quando o mesmo deverá ser devolvido à sua proprietária, COPA KAIRÓS INTERESCOLAR, no mesmo estado de conservação em que foi entregue;

§3º: Todos os danos causados ao Troféu Kairós durante a posse temporária do colégio, assim como a sua perda ou destruição, serão de inteira responsabilidade do próprio colégio, que deverá arcar com todos as despesas relativas ao seu reparo ou até mesmo à sua substituição;

§4º: No caso de 2 (dois) ou mais colégios terminarem a competição empatados na Classificação Geral, serão aplicados os seguintes critérios de desempate:

  1. Menor Número de W.O.
  2. Maior Número de Vitórias
  3. Menor Número de Derrotas
  4. Maior pontuação em bônus

Parágrafo Único: Após aplicar os critérios e, mesmo assim, o empate persistir, a posse temporária do Troféu Kairós será dividida entre os colégios no decorrer do ano ou período até a próxima edição da competição, sendo ambos declarados campeões pela Classificação Geral;

§5º: Para a Classificação Geral (Campeão Geral), as partidas da fase eliminatória que terminarem empatadas e precisarem ser decididas através de pênaltis, serão contabilizadas como empate, somando apenas 1 (um) ponto para ambas as equipes e não 3 (três) pontos para a equipe que vencer nos pênaltis. Adota-se esse critério pois a Classificação Geral é independente da classificação de cada categoria; bem como os critérios nas modalidades Basquete será: 3(três) pontos para o vencedor e o perdedor 1 (um) ponto. No Vôlei a Vitória por 2X0 3 (três) pontos para o vencedor e 0 (zero) ponto para o perdedor , 2X1 3 (três) pontos para o vencedor e 1 (um) ponto para o perdedor. E no Handebol será: 3 (três) pontos para o vencedor, 1 (um) ponto para empate e o perdedor 0 (zero) ponto.

§6º: A Classificação Geral é formada pela soma das estatísticas de todas as partidas de todas as categorias inscritas de cada colégio.

§7º: As equipes que terminarem a competição entre as 4 (quatro) primeiras colocadas de cada categoria ganharão os seguintes pontos bônus para o seu colégio na Classificação Geral:

. Primeira Colocada: + 10 Pontos

. Segunda Colocada: + 7 Pontos

. Terceira Colocada: + 3 Pontos

. Quarta Colocada: + 2 Pontos

OBS: Todas as premiações serão entregues na Cerimônia de Encerramento, que será programada e divulgada pela Organização.

Artigo 29º – Os casos previstos e, também, omissos deste regulamento serão resolvidos pela Organização do evento.

XI – Disposições Finais

A) Sobre a Inscrição dos Jogadores:

Conforme descrito no regulamento, é IMPRESCINDÍVEL que os documentos solicitados para inscrição sejam entregues pelos técnicos e/ou jogadores. Caso contrário, o jogador não estará habilitado para participar da partida até a regularização de sua inscrição.

B) Apresentação de Documentos:

Gostaríamos de ratificar que é indispensável a apresentação de DOCUMENTO COM FOTO para que os jogadores possam participar das partidas da “Copa Kairós”. São considerados documentos válidos: a) Documento original (RG – Carteira de Identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública ou órgão militar); b) Passaporte ou Registro Nacional de Estrangeiro – RNE; c) Carteira de Trabalho e Previdência Social – CPTS; d) Carteirinha da escola com foto (Após a segunda rodada).

§1º: Não serão aceitos fotos ou digitalização de documentos de identidade ou quaisquer outros permitidos para competir. O mesmo deverá ser palpável e estar presente na hora do jogo para conferência dos representantes.

C) Calendário e Tabela de Jogos:

As partidas da “Copa Kairós“ acontecerão de acordo com o calendário oficial disponibilizado no site www.copakairos.com.br.

D) Grupos:

A formação dos grupos da “Copa Kairós“ será feita através de sorteio, que será realizado no Congresso Técnico.

E) Responsabilidades da Copa Kairós:

  • Definir aspectos técnicos, mercadológicos e promocionais do evento;
  • Providenciar todo o material promocional da competição;
  • Providenciar a premiação do evento;
  • Produzir e manter atualizado o site oficial da copa e a fanpage.

F) Responsabilidades dos Colégios Participantes:

  • Disponibilizar as dependências / instalações e os funcionários necessários para a boa realização da rodada sob sua responsabilidade;
  • Disponibilizar uma área para utilização promocional dos patrocinadores;
  • Permitir a realização das ações promocionais do evento;
  • Disponibilizar a quadra / ginásio, 01 (um) dia antes da realização de sua rodada, para montagem da estrutura do evento;
  • Permitir a fixação de cartazes e banners promocionais do evento em dias e horários a combinar;
  • Fazer com que sua equipe participe de todas as rodadas da competição, evitando assim o registro de W.O.’s;
  • Entregar todas as informações e documentos solicitados pela Organização dentro dos prazos estabelecidos;
  • Participar da Cerimônia de Abertura e Congresso Técnico.

G) Contato:

COPA KAIRÓS INTERESCOLAR

www.copakairos.com.br

contato@copakairos.com.br

REGULAMENTO ESPECÍFICO FUTSAL 2024 – COPA KAIRÓS

I – Da Arbitragem

Artigo 1º – As partidas serão conduzidas por árbitros devidamente capacitados e formados no curso da Federação/Liga Paulista de Futsal.

Parágrafo Único: A Organização do evento não poderá, em hipótese alguma, interferir nas decisões da arbitragem, tais decisões são completamente inquestionáveis.

Artigo 2º – As regras serão as oficiais da F.P.F.S. (Federação Paulista de Futsal), ressalvados os ajustes constantes neste Regulamento.

§1º: Para a categoria sub 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14, para o goleiro fica definido que o arremesso de meta pelo goleiro não poderá ultrapassar a linha divisória do meio da quadra sem que toque no solo ou em qualquer atleta em sua meia quadra.

§2º: Para a categoria sub 7, 8, 9, 10 deverá ser respeitado os 3 toques na saída de tiro de meta e lateral, bem como o espaço a ser respeitado no tiro de meta de 10 metros.

§3º: A regra do §1º não se aplica as categorias sub 15. 16, 17 e 18.

§4º: Não será permitida a “fugidinha” para nenhuma das categorias.

Artigo 3º – Será de responsabilidade e obrigação dos técnicos assinarem 1 (uma) via da súmula preparada pela arbitragem ao final de cada partida.

Artigo 4º – Será permitido um pedido de tempo por período para cada equipe.

§1º: Os pedidos de tempo deverão ser solicitados ao anotador, cabendo ao mesmo avisar aos árbitros para que decidam o momento adequado para aplicá-lo.

§2º: Deverá haver troca de lado do 1º para o 2º tempo.

II – Dos Uniformes

Artigo 5º – Todos os jogadores inscritos na partida, tanto os que estiverem jogando quanto os que estiverem no banco, deverão estar completamente uniformizados (camisa com manga, calção e meião), preferencialmente padronizados com a mesma cor do restante do time.

§1º: Caso haja coincidência de cores predominantes, a equipe mandante deverá trazer um uniforme reserva, entende-se como mandante a equipe que constar ao lado esquerdo da tabela, como no exemplo que segue: Mandante x Visitante, sendo assim este deverá ter um segundo uniforme em caso de igualdade de cores.

§2º: Não serão permitidas alterações nos uniformes dos jogadores;

§3º: É obrigatório o uso de caneleiras para os jogadores que estiverem em quadra jogando.

Artigo 6º – No caso de o técnico escalar um goleiro linha, quando este for para o gol, o mesmo deverá, OBRIGATORIAMENTE, usar um colete ou uniforme da equipe diferente do restante do time.

III – Do Banco de Reservas

Artigo 7º – No banco de reservas só poderão estar presentes os 14 (catorze) jogadores inscritos e listados na súmula, 1 (um) técnico e 1 (um) assistente técnico.

§1º: Não será permitida a presença, no banco de reservas ou dentro da quadra, de fotógrafos, cinegrafistas ou quaisquer outros profissionais contratados ou pertencentes aos colégios sem a prévia autorização da Organização;

IV – Das Bolas

Artigo 8º – Serão utilizadas as seguintes bolas para a competição:

Futsal Masculino e Feminino

(i) SUB 7 = Penalty 50

(ii) SUB 8 = Penalty 50

(iii) SUB 9 = Penalty 100

(iv) SUB 10 = Penalty 100

(v) SUB 11 = Penalty 200

(vi) SUB 12 = Penalty 200

(vii) SUB 13 = Penalty 200

(viii) SUB 14 = Penalty 500/1000

(ix) SUB 15 = Penalty 500/1000

(x) SUB 16 = Penalty 500/1000

(xi) SUB 17 = Penalty 500/1000

(xii) SUB 18 = Penalty 500/1000

§1º: Todas as equipes devem levar uma bola no mínimo para aquecimento em quadra.

V – Dos Cartões

Artigo 9º – O jogador que receber cartão vermelho será suspenso, automaticamente, por 1 (uma) partida. Dependendo da gravidade da ocorrência, poderá ser suspenso por mais jogos ou até ser eliminado do campeonato. Os casos graves de expulsão serão julgados pela Organização com base no relatório da arbitragem.

§1º – Os jogadores que receberem cartão vermelho, automaticamente após sua expulsão, deverão ficar no banco de reservas, sendo responsabilidade do professor da equipe. Não será permitido ele se manifestar contra qualquer decisão da equipe de arbitragem, caso venha ocasionar algum tipo de situação anormal no decorrer da partida, o mesmo poderá ter sua punição ampliada para dois jogos ou mais.

 §2º – Os jogadores que receberem cartão vermelho, além da penalidade de suspensão automática deverão trazer na partida seguinte ao cumprimento da pena, 5 Kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e açúcar) a título de doação para obras de caridade que a Organização da “Copa Kairós” destinará o envio.

§3º – Os jogadores que receberem cartão amarelo, deverão trazer na partida seguinte, 1 Kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) a título de doação para obras de caridade que a Organização da “Copa Kairós” destinará o envio.

Artigo 10º – O jogador punido com 3 (três) cartões amarelos, deverá cumprir 1 (uma) partida de suspensão automática. Ao final da primeira fase os cartões serão zerados.

Parágrafo Único: Caso o jogador receba o 3º cartão amarelo na última partida da 1ª Fase, este deverá cumprir suspensão na primeira partida da 2ª Fase.

VI – Do Sistema de Disputa

Artigo 11º – Segue abaixo como será a disputa por categoria.

Futsal Masculino

  • Categoria Sub 7 (5 equipes) = Grupo único contendo 5 (cinco) equipes, todos contra todos. classificando-se todas as equipes para segunda fase. As 3 (três) primeiras colocadas avançam para a semifinal, as outras 2 (duas) colocadas disputam repescagem. Na semifinal será respeitado o seguinte critério 1°x repescagem; 2°x3º. Havendo empate a partida irá para cobrança de penalidades máximas.
  • Categoria Sub 8 (10 equipes) = 1 (um) grupo contendo 4 (quatro) equipes se enfrentando no seu próprio grupo e 2 (dois) grupos contendo 3 (três) equipes, jogando um grupo contra o outro, classificando-se todas as equipes para segunda fase. As 6 (seis) primeiras colocadas avançam para série ouro, as demais equipes 7º ao 10º colocados, se enfrentam na segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 7°x10º; 8°x9°. Os 2 (dois) vencedores dos jogos da segunda fase se juntaram aos 6 (seis) classificados anteriormente nas quartas de final. Nos jogos das quartas de final os vencedores avançam a série ouro e os perdedores avançam a série prata. Havendo empate a partida irá para cobrança de penalidades máximas.  
  • Categoria Sub 9 (12 equipes) = 3 (três) grupos contendo 4 (quatro) equipes, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°, 2°, 3º e 4º colocados da classificação geral passam direto para a fase quartas de final os demais 8 (oito) participantes se enfrentaram 5°x12°; 6°x11°; 7°x10°; 8°x9°. Os vencedores dos jogos da segunda fase avançam para a série ouro e os perdedores avançam para série bronze. Os perdedores das quartas de final, avançam as semifinais da série prata, enquanto os ganhadores, avançam as semifinais da série ouro. Havendo empate a partida irá para cobrança de penalidades máximas.
  • Categoria Sub 10 (14 equipes) = 2 (dois) grupos contendo 4 (quatro) equipes se enfrentando no seu próprio grupo e 2 (dois) grupos contendo 3 (três) equipes, jogando um grupo contra o outro, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1º e 2º colocados avançam para as quartas de final da série ouro, as demais equipes 3º ao 14º colocados, se enfrentam na segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados o seguinte ordenamento 3°x14º; 4°x13°; 5°x12°; 6°x11°; 7°x10°; 8°x9°. Os 6 (seis) vencedores dos jogos da segunda fase se juntaram aos 1º e 2º colocados nas quartas de final. Nos jogos das quartas de final os vencedores avançam a série ouro e os perdedores avançam a série prata. Havendo empate a partida irá para cobrança de penalidades máximas.
  • Categoria Sub 11 (20 equipes) = 5 (cinco) grupos contendo 4 (quatro) equipes, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1º ao 12º colocados avançam para as oitavas de final, as demais equipes 13º ao 20º colocados, se enfrentam na repescagem. Os jogos da repescagem serão respeitados o seguinte ordenamento 13ºx20º; 14ºx19°,15ºx18º; 16ºx17°. Os 4 (quatro) vencedores dos jogos da repescagem se juntaram aos 1º ao 12º colocados nas oitavas de final. Os ganhadores das oitavas de final avançam as quartas de final da série ouro, enquanto os perdedores avançam as quartas de final da série prata. Havendo empate a partida irá para cobrança de penalidades máximas.
  • Categoria Sub 12 (20 equipes) = 5 (cinco) grupos contendo 4 (quatro) equipes, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1º ao 12º colocados avançam para as oitavas de final, as demais equipes 13º ao 20º colocados, se enfrentam na repescagem. Os jogos da repescagem serão respeitados o seguinte ordenamento 13ºx20º; 14ºx19°,15ºx18º; 16ºx17°. Os 4 (quatro) vencedores dos jogos da repescagem se juntaram aos 1º ao 12º colocados nas oitavas de final. Os ganhadores das oitavas de final avançam as quartas de final da série ouro, enquanto os perdedores avançam as quartas de final da série prata. Havendo empate a partida irá para cobrança de penalidades máximas.
  • Categoria Sub 13 (16 equipes) = 4 (quatro) grupos contendo 4 (quatro) equipes, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°x16°; 2°x15°; 3°x14°; 4°x13°; 5°x12°; 6°x11°; 7°x10°; 8°x9°. Os vencedores dos jogos da segunda fase avançam para as quartas de final da série ouro e os perdedores avançam para as quartas de final da série prata. Havendo empate a partida irá para cobrança de penalidades máximas.
  • Categoria Sub 14 (18 equipes) = 3 (três) grupos contendo 4 (quatro) equipes se enfrentando no seu próprio grupo e 2 (dois) grupos contendo 3 (três) equipes, jogando um grupo contra o outro, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1º ao 14º colocados avançam para as oitavas de final, as demais equipes 15º ao 18º colocados, se enfrentam na repescagem. Os jogos da repescagem serão respeitados o seguinte ordenamento 15ºx18º; 16ºx17°. Os 2 (dois) vencedores dos jogos da repescagem se juntaram aos 1º ao 14º colocados nas oitavas de final. Os ganhadores das oitavas de final avançam as quartas de final da série ouro, enquanto os perdedores avançam as quartas de final da série prata. Havendo empate a partida irá para cobrança de penalidades máximas.
  • Categoria Sub 15 (12 equipes) = 3 (três) grupos contendo 4 (quatro) equipes, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°, 2°, 3º e 4º colocados da classificação geral passam direto para a fase quartas de final os demais 8 (oito) participantes se enfrentaram 5°x12°; 6°x11°; 7°x10°; 8°x9°. Os vencedores dos jogos da segunda fase avançam para as quartas de final, os vencedores das quartas de final avançam a semifinal da série ouro e os perdedores avançam a semifinal da série prata. Havendo empate a partida irá para cobrança de penalidades máximas.
  • Categoria Sub 16 (12 equipes) = 3 (três) grupos contendo 4 (quatro) equipes, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°, 2°, 3º e 4º colocados da classificação geral passam direto para a fase quartas de final os demais 8 (oito) participantes se enfrentaram 5°x12°; 6°x11°; 7°x10°; 8°x9°. Os vencedores dos jogos da segunda fase avançam para as quartas de final, os vencedores das quartas de final avançam a semifinal da série ouro e os perdedores avançam a semifinal da série prata. Havendo empate a partida irá para cobrança de penalidades máximas.
  • Categoria Sub 17 (10 equipes) = 1 (um) grupo contendo 4 (quatro) equipes se enfrentando no seu próprio grupo e 2 (dois) grupos contendo 3 (três) equipes, jogando um grupo contra o outro, classificando-se todas as equipes para segunda fase. As 6 (seis) primeiras colocadas avançam para série ouro, as demais equipes 7º ao 10º colocados, se enfrentam na segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 7°x10º; 8°x9°. Os 2 (dois) vencedores dos jogos da segunda fase se juntaram aos 6 (seis) classificados anteriormente nas quartas de final. Nos jogos das quartas de final os vencedores avançam a série ouro e os perdedores avançam a série prata. Havendo empate a partida irá para cobrança de penalidades máximas.
  • Categoria Sub 18 (16 equipes) = 4 (quatro) grupos contendo 4 (quatro) equipes, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°x16°; 2°x15°; 3°x14°; 4°x13°; 5°x12°; 6°x11°; 7°x10°; 8°x9°. Os vencedores dos jogos da segunda fase avançam para as quartas de final. Os vencedores das quartas de final avançam a semifinal final da série ouro e os perdedores avançam a semifinal da série prata. Havendo empate a partida irá para cobrança de penalidades máximas.

Futsal Feminino

  • Categoria Sub 10 (5 equipes) = Grupo único contendo 5 (cinco) equipes, todos contra todos. classificando-se todas as equipes para segunda fase. As 3 (três) primeiras colocadas avançam para a semifinal, as outras 2 (duas) colocadas disputam repescagem. Na semifinal será respeitado o seguinte critério 1°x repescagem; 2°x3º. Havendo empate a partida irá para cobrança de penalidades máximas.
  • Categoria Sub 12 (8 equipes) = 2 (dois) grupos contendo 4 (quatro) equipes, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°x8°; 2°x7°; 3°x6°; 4°x5°. Os vencedores dos jogos da segunda fase avançam para a série ouro e os perdedores avançam para série prata. Havendo empate a partida irá para cobrança de penalidades máximas.  
  • Categoria Sub 14 (12 equipes) = 3 (três) grupos contendo 4 (quatro) equipes, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°, 2°, 3º e 4º colocados da classificação geral passam direto para a fase quartas de final os demais 8 (oito) participantes se enfrentaram 5°x12°; 6°x11°; 7°x10°; 8°x9°. Os vencedores dos jogos da segunda fase avançam para as quartas de final, os vencedores das quartas de final avançam a semifinal da série ouro e os perdedores avançam a semifinal da série prata. Havendo empate a partida irá para cobrança de penalidades máximas.  
  • Categoria Sub 16 (5 equipes) = Grupo único contendo 5 (cinco) equipes, todos contra todos. classificando-se todas as equipes para segunda fase. As 3 (três) primeiras colocadas avançam para a semifinal, as outras 2 (duas) colocadas disputam repescagem. Na semifinal será respeitado o seguinte critério 1°x repescagem; 2°x3º. Havendo empate a partida irá para cobrança de penalidades máximas.
  • Categoria Sub 18 (4 equipes) = Grupo único contendo 4 (quatro) equipes, todos contra todos, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°x 4°; 2°x 3°. Havendo empate a partida irá para cobrança de penalidades máximas.

Artigo 12º – Em caso de penalidades máximas, serão cobrados 3 pênaltis por equipe, persistindo empate, serão feitas cobranças alternadas até que se decrete um vencedor;

Artigo 13º – As rodadas serão realizadas em colégios escolhidos pela Organização, de acordo com a disponibilidade e infraestrutura dos mesmos.

VII – Dos Critérios de Desempate

Artigo 14º – Na 1ª Fase:

  1. Confronto Direto
  2. Menor Número de W.O.
  3. Maior Número de Vitórias
  4. Maior Saldo de Gols
  5. Maior Quantidade de Gols Pró
  6. Menor Quantidade de Cartões Amarelos
  7. Menor Quantidade de Cartões Vermelhos
  8. Sorteio

VIII – Da Pontuação

Artigo 15º – A pontuação da 1ª Fase será a seguinte:

Futsal

  • (i) Vitória: 3 (três) pontos; (ii) Empate: 1 (um) ponto; (iii) Derrota: 0 (zero) ponto; (iv)O.: -1 (menos um) ponto; (v) W.O. na última rodada da 1ª Fase: -3 (menos três) pontos.

IX – Da Duração da Partida

Artigo 16º – As partidas terão as seguintes durações:

Futsal Masculino

  • Sub 7: 26 (vinte e seis) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 13 (treze) minutos corridos com 5 (cinco) minutos em cada intervalo; será acrescentado um tempo extra de 4 (quatro minutos), a fim de recreação, sem computar no resultado final da partida.
  • Sub 8: 26 (vinte e seis) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 13 (treze) minutos corridos com 5 (cinco) minutos em cada intervalo; será acrescentado um tempo extra de 4 (quatro minutos), a fim de recreação, sem computar no resultado final da partida.
  • Sub 9: 26 (vinte e seis) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 13 (treze) minutos corridos com 5 (cinco) minutos em cada intervalo; será acrescentado um tempo extra de 4 (quatro minutos), a fim de recreação, sem computar no resultado final da partida.
  • Sub 10: 26 (vinte e seis) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 13 (treze) minutos corridos com 5 (cinco) minutos em cada intervalo; será acrescentado um tempo extra de 4 (quatro minutos), a fim de recreação, sem computar no resultado final da partida.
  • Sub 11: 30 (trinta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos corridos com 5 (cinco) minutos em cada intervalo;
  • Sub 12: 30 (trinta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos corridos com 5 (cinco) minutos em cada intervalo;
  • Sub 13: 30 (trinta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos corridos com 5 (cinco) minutos em cada intervalo;
  • Sub 14: 30 (trinta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos corridos com 5 (cinco) minutos de intervalo;
  • Sub 15: 30 (trinta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos corridos com 5 (cinco) minutos de intervalo;
  • Sub 16: 30 (trinta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos corridos com 5 (cinco) minutos de intervalo;
  • Sub 17: 30 (trinta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos corridos com 5 (cinco) minutos de intervalo;
  • Sub 18: 30 (trinta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos corridos com 5 (cinco) minutos de intervalo.

Futsal  Feminino

  • Sub 10: 30 (trinta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos corridos com 5 (cinco) minutos de intervalo;
  • Sub 12: 30 (trinta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos corridos com 5 (cinco) minutos de intervalo;
  • Sub 14: 30 (trinta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos corridos com 5 (cinco) minutos de intervalo;
  • Sub 16: 30 (trinta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos corridos com 5 (cinco) minutos de intervalo;
  • Sub 18: 30 (trinta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos corridos com 5 (cinco) minutos de intervalo.

§1º: Será permitido um pedido de tempo por período para cada equipe.

§2º: Os pedidos de tempo deverão ser solicitados ao anotador, cabendo ao mesmo avisar aos árbitros para que decidam o momento adequado para aplicá-lo.

§3º: O cronômetro SOMENTE será pausado no último minuto de jogo no 2° tempo ou por motivos considerados excepcionais pelos árbitros, tais como: lesões, invasões, falta de bola e outros tipos de imprevistos.

X – Premiação

Artigo 17° – Serão oferecidos pela Organização da “Copa Kairós” os seguintes prêmios:

Futsal Masculino 

Sub 7

  • Medalha para os todos os participantes (máximo 15 medalhas por equipe)
  • Troféu para os 1º, 2º, 3º e 4º colocados
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 8 

  • Medalha para os todos os participantes (máximo 15 medalhas por equipe)
  • Troféu para os 1º, 2º, 3º e 4º (Série Ouro), 1º, 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 9

  • Medalha para os todos os participantes (máximo 15 medalhas por equipe)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados (Série Ouro), 1º, 2º (Série prata) e 1º, 2º colocados (Série bronze)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 10 

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º colocados e 4º colocados (Série ouro), 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados (Série Ouro), 1º, 2º colocados (Série prata) e 1º, 2º colocados (Série bronze)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 11

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º colocados e 4º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados (Série Ouro) e 1º, 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 12

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º e 4º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados (Série Ouro) e 1º, 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 13

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º colocados e 4º colocados (Série ouro), 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3º e 4º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 14 

  • Medalha para os 1º, 2º e 3º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 15

  • Medalha para os 1º, 2º e 3º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 16 

  • Medalha para os 1º, 2º e 3º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 17 

  • Medalha para os 1º, 2º e 3º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 18 

  • Medalha para os 1º, 2º e 3º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Futsal Feminino

Sub 10 

  • Medalha para os todos os participantes (máximo 15 medalhas por equipe)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados
  • Troféu para o melhor jogadora (escolhidos pela Organização)

Sub 12

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º e 4º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º (Série Ouro), 1º, 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogadora (escolhidos pela Organização)

Sub 14 

  • Medalha para os 1º, 2º e 3º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogadora (escolhidos pela Organização)

Sub 16 

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º e 4º colocados
  • Troféu para os 1º, 2º, 3º e 4º colocados
  • Troféu para o melhor jogadora (escolhidos pela Organização)

Sub 18 

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º e 4º colocados
  • Troféu para os 1º, 2º, 3º e 4º colocados
  • Troféu para o melhor jogadora (escolhidos pela Organização)

 §1º: O atleta de melhor jogador não necessariamente deverá ser da equipe campeã.

REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETE 2024 – COPA KAIRÓS

I – Da Arbitragem

Artigo 1º – As partidas serão conduzidas por árbitros devidamente capacitados e formados no curso da Federação Paulista de Basketball.

Parágrafo Único: A Organização do evento não poderá, em hipótese alguma, interferir nas decisões da arbitragem, tais decisões são completamente inquestionáveis.

Artigo 2º – As regras serão as oficiais F.P.B (Federação Paulista de Basketball), ressalvados os ajustes constantes neste Regulamento.

Artigo 3º – Será de responsabilidade e obrigação dos técnicos assinarem 1 (uma) via da súmula preparada pela arbitragem ao final de cada partida.

II – Dos Uniformes

Artigo 4º – Todos os jogadores inscritos na partida, tanto os que estiverem jogando quanto os que estiverem no banco, deverão estar completamente uniformizados (camisa, calção e meião), preferencialmente padronizados com a mesma cor do restante do time.

§1º: Caso haja coincidência de cores predominantes, a equipe mandante deverá trazer um uniforme reserva, entende-se como mandante a equipe que constar ao lado esquerdo da tabela, como no exemplo que segue: Mandante x Visitante, sendo assim este deverá ter um segundo uniforme em caso de igualdade de cores.

§2º: Não serão permitidas alterações nos uniformes dos jogadores;

III – Do Banco de Reservas

Artigo 5º – No banco de reservas só poderão estar presentes os 14 (catorze) jogadores inscritos e listados na súmula, 1 (um) técnico e 1 (um) assistente técnico.

 §: Não será permitida a presença, no banco de reservas ou dentro da quadra, de fotógrafos, cinegrafistas ou quaisquer outros profissionais contratados ou pertencentes aos colégios sem a prévia autorização da Organização;

IV – Das Bolas

Artigo 6º – Serão utilizadas as seguintes bolas para a competição:

Basquete Masculino e Feminino

(i) SUB 12 = Penalty 7.5 e 6.5

(ii) SUB 14 = Penalty 7.5 e 6.5

(iii) SUB 16 = Penalty 7.5 e 6.5

(iv) SUB 18 = Penalty 7.5 e 6.5

§1º: Todas as equipes devem levar uma bola no mínimo para aquecimento em quadra.

V – Do Sistema de Disputa

Artigo 7º – Segue abaixo como será a disputa por categoria.

Basquete Masculino e Feminino

  • Categoria Sub 12 (4 equipes) = Grupo único contendo 4 (quatro) equipes, todos contra todos, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°x 4°; 2°x 3°. Havendo empate a partida terá prorrogação de 5 minutos.
  • Categoria Sub 16 (9 equipes) = 1 (um) grupo contendo 5 (cinco) equipes se enfrentando no seu próprio grupo e 1 (um) grupo contendo 4 (quatro) equipes se enfrentando no seu próprio grupo, classificando-se todas as equipes para segunda fase. As 2 (duas) equipes piores classificadas no grupo com 5 (cinco) equipes, farão um jogo de repescagem. Os jogos de quartas de final serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°x pior classificado; 2°x7°,3ºx6º,4ºx5º. Nos jogos das quartas de final os vencedores avançam a série ouro e os perdedores avançam a série prata. Havendo empate a partida terá prorrogação de 5 minutos.
  • Categoria Sub 18 (9 equipes) = 1 (um) grupo contendo 5 (cinco) equipes se enfrentando no seu próprio grupo e 1 (um) grupo contendo 4 (quatro) equipes se enfrentando no seu próprio grupo, classificando-se todas as equipes para segunda fase. As 2 (duas) equipes piores classificadas no grupo com 5 (cinco) equipes, farão um jogo de repescagem. Os jogos de quartas de final serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°x pior classificado; 2°x7°,3ºx6º,4ºx5º. Nos jogos das quartas de final os vencedores avançam a série ouro e os perdedores avançam a série prata. Havendo empate a partida terá prorrogação de 5 minutos.

Artigo 8º – As rodadas serão realizadas em colégios escolhidos pela Organização, de acordo com a disponibilidade e infraestrutura dos mesmos.

VI – Dos Critérios de Desempate

Artigo 9º – Na 1ª Fase:

  1. Confronto Direto
  2. Menor Número de W.O.
  3. Maior Número de Vitórias
  4. Maior Saldo de Gols
  5. Maior Quantidade de Gols Pró
  6. Menor Quantidade de Cartões Amarelos
  7. Menor Quantidade de Cartões Vermelhos
  8. Sorteio

VII – Da Pontuação

Artigo 10º – A pontuação da 1ª Fase será a seguinte:

Basquete

  • (i) Vitória: 2 (dois) pontos; (ii) Derrota: 1 (um) ponto; (iii)O.: -1 (menos um) ponto; (iv) W.O. na última rodada da 1ª Fase: -3 (menos três) pontos.

VIII – Da Duração da Partida

Artigo 11º – As partidas terão as seguintes durações:

Basquete Masculino e Feminino

  • Sub 12: 40 (trinta) minutos, divididos em 4 (quatro) tempos de 10 (dez) minutos corridos com 5 (cinco) minutos de intervalo.
  • Sub 14: 40 (trinta) minutos, divididos em 4 (quatro) tempos de 10 (dez) minutos corridos com 5 (cinco) minutos de intervalo;
  • Sub 16: 40 (trinta) minutos, divididos em 4 (quatro) tempos de 10 (dez) minutos corridos com 5 (cinco) minutos de intervalo;
  • Sub 18: 40 (trinta) minutos, divididos em 4 (quatro) tempos de 10 (dez) minutos corridos com 5 (cinco) minutos de intervalo;

§1º: Será permitido um pedido de tempo por período para cada equipe.

§2º: Os pedidos de tempo deverão ser solicitados ao anotador, cabendo ao mesmo avisar aos árbitros para que decidam o momento adequado para aplicá-lo.

§3º: O cronômetro SOMENTE será pausado nos arremessos livres, pedidos de tempo, último minuto de jogo ou por motivos considerados excepcionais pelos árbitros.

IX – Premiação

Artigo 12° – Serão oferecidos pela Organização da “Copa Kairós” os seguintes prêmios:

Basquete Masculino e Feminino

Sub 12

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º e 4º colocados
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 16

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º e 4º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados (Série Ouro) e 1º, 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 18

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º e 4º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados (Série Ouro) e 1º, 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

REGULAMENTO ESPECÍFICO VÔLEI 2024 – COPA KAIRÓS

I – Da Arbitragem

Artigo 1º – As partidas serão conduzidas por árbitros devidamente capacitados e formados no curso da Federação Paulista de Voleibol.

Parágrafo Único: A Organização do evento não poderá, em hipótese alguma, interferir nas decisões da arbitragem, tais decisões são completamente inquestionáveis.

Artigo 2º – As regras serão as oficiais da F.P.V (Federação Paulista de Voleibol), ressalvados os ajustes constantes neste Regulamento.

Artigo 3º – Será de responsabilidade e obrigação dos técnicos assinarem 1 (uma) via da súmula preparada pela arbitragem ao final de cada partida.

II – Altura da Rede

Artigo 4º – As alturas das redes serão as seguintes:

Vôlei Masculino

(i) SUB 12 = 2,20m

(ii) SUB 14 = 2,30m

(iii) SUB 16 = 2,35m

(iv) SUB 18 = 2,43m

 Vôlei Feminino

(i) SUB 12 = 2,05m

(ii) SUB 14 = 2,15m

(iii) SUB 16 = 2,20m

(iv) SUB 18 = 2,24m

III – Das Normas Específicas

Artigo 5º – Na categoria sub 12 deverá ter a seguinte regra específica

§1º: Emprego do sistema 6×0.

§2º: É proibido o saque por cima.

§3º: É proibido o uso de LÍBERO.

IV – Dos Uniformes

Artigo 6º – Todos os jogadores inscritos na partida, tanto os que estiverem jogando quanto os que estiverem no banco, deverão estar completamente uniformizados (camisa, calção e meião), preferencialmente padronizados com a mesma cor do restante do time.

§1º: Caso haja coincidência de cores predominantes, a equipe mandante deverá trazer um uniforme reserva, entende-se como mandante a equipe que constar ao lado esquerdo da tabela, como no exemplo que segue: Mandante x Visitante, sendo assim este deverá ter um segundo uniforme em caso de igualdade de cores.

§2º: Não serão permitidas alterações nos uniformes dos jogadores;

V – Do Banco de Reservas

Artigo 7º – No banco de reservas só poderão estar presentes os 14 (catorze) jogadores inscritos e listados na súmula, 1 (um) técnico, 1 (um) assistente técnico e 1 (um) médico ou massagista da equipe.

§1º: Não será permitida a presença, no banco de reservas ou dentro da quadra, de fotógrafos, cinegrafistas ou quaisquer outros profissionais contratados ou pertencentes aos colégios sem a prévia autorização da Organização;

VI – Das Bolas

Artigo 8º – Serão utilizadas as seguintes bolas para a competição:

Vôlei Masculino e Feminino

(i) SUB 12 = Penalty 7.0/8.0

(ii) SUB 14 = Penalty 7.0/8.0

(iii) SUB 16 = Penalty 7.0/8.0

(iv) SUB 18 = Penalty 7.0/8.0

§1º: Todas as equipes devem levar uma bola no mínimo para aquecimento em quadra.

VII – Do Sistema de Disputa

Artigo 9º – Segue abaixo como será a disputa por categoria.

Vôlei Masculino

  • Categoria Sub 14 = (4 equipes) = Grupo único contendo 4 (quatro) equipes, todos contra todos, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°x 4°; 2°x 3°.
  • Categoria Sub 16 = (8 equipes) = 2 (dois) grupos contendo 4 (quatro) equipes, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°x8°; 2°x7°; 3°x6°; 4°x5°. Os vencedores dos jogos da segunda fase avançam para a série ouro e os perdedores avançam para série prata.
  • Categoria Sub 18 = (9 equipes) = 1 (um) grupo contendo 5 (cinco) equipes se enfrentando no seu próprio grupo e 1 (um) grupo contendo 4 (quatro) equipes se enfrentando no seu próprio grupo, classificando-se todas as equipes para segunda fase. As 2 (duas) equipes piores classificadas no grupo com 5 (cinco) equipes, farão um jogo de repescagem. Os jogos de quartas de final serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°x pior classificado; 2°x7°,3ºx6º,4ºx5º. Nos jogos das quartas de final os vencedores avançam a série ouro e os perdedores avançam a série prata. Havendo empate a partida terá prorrogação de 5 minutos.

Vôlei Feminino

  • Categoria Sub 12 = (8 equipes) = 2 (dois) grupos contendo 4 (quatro) equipes, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°x8°; 2°x7°; 3°x6°; 4°x5°. Os vencedores dos jogos da segunda fase avançam para a série ouro e os perdedores avançam para série prata.
  • Categoria Sub 13 = (6 equipes) = 2 (dois) grupos contendo 3 (três) equipes, um grupo enfrenta o outro, classificando-se todas as equipes para segunda fase. As 2 (duas) primeiras colocadas avançam para a semifinal, os outros 4 (quatro) colocados disputam a segunda fase, respeitando o seguinte critério 3°x6°; 4°x5°, os vencedores avançam a semifinal.
  • Categoria Sub 14 = (16 equipes) = 4 (quatro) grupos contendo 4 (quatro) equipes, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°x16°; 2°x15°; 3°x14°; 4°x13°; 5°x12°; 6°x11°; 7°x10°; 8°x9°.
  • Categoria Sub 16 = (16 equipes) = 4 (quatro) grupos contendo 4 (quatro) equipes, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°x16°; 2°x15°; 3°x14°; 4°x13°; 5°x12°; 6°x11°; 7°x10°; 8°x9°.
  • Categoria Sub 18 = (10 equipes) = 1 (um) grupo contendo 4 (quatro) equipes se enfrentando no seu próprio grupo e 2 (dois) grupos contendo 3 (três) equipes, jogando um grupo contra o outro, classificando-se todas as equipes para segunda fase. As 6 (seis) primeiras colocadas avançam para série ouro, as demais equipes 7º ao 10º colocados, se enfrentam na segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 7°x10º; 8°x9°. Os 2 (dois) vencedores dos jogos da segunda fase se juntaram aos 6 (seis) classificados anteriormente nas quartas de final. Nos jogos das quartas de final os vencedores avançam a série ouro e os perdedores avançam a série prata.

Vôlei Seleção Masculino

  • Categoria Sub 16 = (5 equipes) = Grupo único contendo 5 (cinco) equipes, todos contra todos, classificando-se as 4 (quatro) primeiras colocadas para semifinal. Os jogos de semifinal serão respeitados o seguinte ordenamento 1º x 4º, 2x 3º.
  • Categoria Sub 18 = (8 equipes) = 2 (dois) grupos contendo 4 (quatro) equipes, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°x8°; 2°x7°; 3°x6°; 4°x5°. Os vencedores dos jogos da segunda fase avançam para a série ouro e os perdedores avançam para série prata.

Vôlei Seleção Feminino

  • Categoria Sub 14 (5 equipes) = Grupo único contendo 5 (cinco) equipes, todos contra todos, classificando-se as 4 (quatro) primeiras colocadas para semifinal. Os jogos de semifinal serão respeitados o seguinte ordenamento 1º x 4º, 2x 3º.
  • Categoria Sub 16 (7 equipes) = Grupo único contendo 7 (sete) equipes, cada equipe irá fazer 4 (quatro) jogos. As 4 (quatro) primeiras colocadas avançam para série ouro, enquanto do 5° ao 7° colocados, avançam a série prata. Os jogos da semifinal serão respeitado uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento, série ouro: 1°x4°; 2°x3°, série prata: triangular entre as 3 (três) equipes participantes.

 Artigo 10º – As rodadas serão realizadas em colégios escolhidos pela Organização, de acordo com a disponibilidade e infraestrutura dos mesmos.

VIII – Dos Critérios de Desempate

Artigo 11º – Na 1ª Fase:

  1. Confronto Direto
  2. Menor Número de W.O.
  3. Maior Número de Vitórias
  4. Maior Saldo de Gols
  5. Maior Quantidade de Gols Pró
  6. Menor Quantidade de Cartões Amarelos
  7. Menor Quantidade de Cartões Vermelhos
  8. Sorteio

IX – Da Pontuação

Artigo 12º – A pontuação da 1ª Fase será a seguinte:

Vôlei

  • (i) Vitória: 3 (três) pontos; (ii) Derrota: 1 (um) ponto; (iii)O.: -1 (menos um) ponto; (iv) W.O. na última rodada da 1ª Fase: -3 (menos três) pontos.

X – Da Duração da Partida

Artigo 13º – As partidas terão as seguintes durações:

Vôlei Masculino e Feminino

  • Sub 12: As partidas serão disputadas em melhor de 3 (três) sets, sendo que os dois primeiros a disputa vão até 25 pontos, e o 3° set (tie break) a disputa vai até 15 pontos;
  • Sub 14: As partidas serão disputadas em melhor de 3 (três) sets, sendo que os dois primeiros a disputa vão até 25 pontos, e o 3° set (tie break) a disputa vai até 15 pontos;
  • Sub 16: As partidas serão disputadas em melhor de 3 (três) sets, sendo que os dois primeiros a disputa vão até 25 pontos, e o 3° set (tie break) a disputa vai até 15 pontos;
  • Sub 18: As partidas serão disputadas em melhor de 3 (três) sets, sendo que os dois primeiros a disputa vão até 25 pontos, e o 3° set (tie break) a disputa vai até 15 pontos.§1º: Será permitido dois pedidos de dois tempos por período para cada equipe.

    §2º
    : Os pedidos de tempo deverão ser solicitados ao anotador, cabendo ao mesmo avisar aos árbitros para que decidam o momento adequado para aplicá-lo.

XI – Premiação

Artigo 14° – Serão oferecidos pela Organização da “Copa Kairós” os seguintes prêmios:

Vôlei Masculino

Sub 14

  • Medalha para os todos os participantes (máximo 15 medalhas por equipe)
  • Troféu para os 1º, 2º, 3º e 4º colocados
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 16 = Aguardando total de participantes

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º colocados e 4º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados (Série Ouro) e 1º, 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 18

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º colocados e 4º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados (Série Ouro) e 1º, 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Vôlei Feminino

Sub 12

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º colocados e 4º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados (Série Ouro) e 1º, 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 13

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º colocados e 4º colocados
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 14

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º colocados e 4º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados (Série Ouro) e 1º, 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

 Sub 16

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º colocados e 4º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados (Série Ouro) e 1º, 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 18

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º colocados e 4º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados (Série Ouro) e 1º, 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Vôlei Seleção Masculino

Sub 16

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º colocados e 4º colocados
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 18  

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º colocados e 4º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados (Série Ouro) e 1º, 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Vôlei Seleção Feminino

Sub 14

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º colocados e 4º colocados
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 16  

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º colocados e 4º colocados (Série ouro) e 1º, 2º e 3º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados (Série Ouro) e 1º, 2º e 3º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

REGULAMENTO ESPECÍFICO HANDEBOL 2024 – COPA KAIRÓS

I – Da Arbitragem

Artigo 1º – As partidas serão conduzidas por árbitros devidamente capacitados e formados no curso da Federação Paulista de Handebol.

Parágrafo Único: A Organização do evento não poderá, em hipótese alguma, interferir nas decisões da arbitragem, tais decisões são completamente inquestionáveis.

Artigo 2º – As regras serão as oficiais da F.P.H (Federação Paulista de Handebol), ressalvados os ajustes constantes neste Regulamento.

Artigo 3º – Será de responsabilidade e obrigação dos técnicos assinarem 1 (uma) via da súmula preparada pela arbitragem ao final de cada partida.

II – Das Normas Específicas

Artigo 4º – Na categoria sub 12 deverá ter a seguinte regra específica

§1º: No handebol haverá restrição de marcação individual: Na categoria A – 12, nos primeiros 10 (dez) minutos de cada tempo, será obrigatória a marcação individual. Após esse período, durante os 5 (cinco) minutos finais, deverá ser utilizado o sistema defensivo por zona em 2 linhas (5-1, 4-2 e 3-3), sendo proibida a utilização da defesa em linha 6-0.

§2º. A regra do §1º não se aplica para as categorias A – 14 em diante.

§3º: No handebol não será permitido o uso de cola.

III – Dos Uniformes

Artigo 5º – Todos os jogadores inscritos na partida, tanto os que estiverem jogando quanto os que estiverem no banco, deverão estar completamente uniformizados (camisa com manga, calção e meião), preferencialmente padronizados com a mesma cor do restante do time.

§1º: Caso haja coincidência de cores predominantes, a equipe mandante deverá trazer um uniforme reserva, entende-se como mandante a equipe que constar ao lado esquerdo da tabela, como no exemplo que segue: Mandante x Visitante, sendo assim este deverá ter um segundo uniforme em caso de igualdade de cores.

§2º: Não serão permitidas alterações nos uniformes dos jogadores;

IV – Do Banco de Reservas

Artigo 6º – No banco de reservas só poderão estar presentes os 14 (catorze) jogadores inscritos e listados na súmula, 1 (um) técnico e 1 (um) assistente técnico.

: Não será permitida a presença, no banco de reservas ou dentro da quadra, de fotógrafos, cinegrafistas ou quaisquer outros profissionais contratados ou pertencentes aos colégios sem a prévia autorização da Organização;

V – Das Bolas

Artigo 7º – Serão utilizadas as seguintes bolas para a competição:

Handebol Masculino e Feminino

(i) SUB 12 = Penalty H1L

(ii) SUB 14 = Penalty H1L Feminino e H2L Masculino

(iii) SUB 16 = Penalty H2L

(iv) SUB 17 = Penalty H2L

§1º: Todas as equipes devem levar uma bola no mínimo para aquecimento em quadra.

VI – Do Sistema de Disputa

Artigo 8º – Segue abaixo como será a disputa por categoria.

Handebol Masculino

  • Categoria Sub 12 (6 equipes) = 2 (dois) grupos contendo 3 (três) equipes, um grupo enfrenta o outro, classificando-se todas as equipes para segunda fase. As 2 (duas) primeiras colocadas avançam para a semifinal, os outros 4 (quatro) colocados disputam a segunda fase, respeitando o seguinte critério 3°x6°; 4°x5°, os vencedores avançam a semifinal. Havendo empate a partida irá para cobrança de tiro de 7 (sete) metros.
  • Categoria Sub 14 (8 equipes) = 2 (dois) grupos contendo 4 (quatro) equipes, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°x8°; 2°x7°; 3°x6°; 4°x5°. Os vencedores dos jogos da segunda fase avançam para a série ouro e os perdedores avançam para série prata. Havendo empate a partida irá para cobrança de tiro de 7 (sete) metros.
  • Categoria Sub 16 (4 equipes) = Grupo único contendo 4 (quatro) equipes, todos contra todos, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°x 4°; 2°x 3°. Havendo empate a partida irá para cobrança de tiro de 7 (sete) metros.
  • Categoria Sub 18 (4 equipes) = Grupo único contendo 4 (quatro) equipes, todos contra todos, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°x 4°; 2°x 3°. Havendo empate a partida irá para cobrança de tiro de 7 (sete) metros.

Handebol Feminino

  • Categoria Sub 12 (8 equipes) = 2 (dois) grupos contendo 4 (quatro) equipes, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°x8°; 2°x7°; 3°x6°; 4°x5°. Os vencedores dos jogos da segunda fase avançam para a série ouro e os perdedores avançam para série prata. Havendo empate a partida irá para cobrança de tiro de 7 (sete) metros.  
  • Categoria Sub 14 (8 equipes) = 2 (dois) grupos contendo 4 (quatro) equipes, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°x8°; 2°x7°; 3°x6°; 4°x5°. Os vencedores dos jogos da segunda fase avançam para a série ouro e os perdedores avançam para série prata. Havendo empate a partida irá para cobrança de tiro de 7 (sete) metros.
  • Categoria Sub 16 (5 equipes) = Grupo único contendo 5 (cinco) equipes, todos contra todos, classificando-se as 3 (três) primeiras colocadas para semifinal. As demais equipes 4º e 5º colocadas se enfrentam na repescagem. Os jogos de semifinal serão respeitados o seguinte ordenamento 1º x repescagem, 2x 3º. Havendo empate a partida irá para cobrança de tiro de 7 (sete) metros.
  • Categoria Sub 18 (4 equipes) = Grupo único contendo 4 (quatro) equipes, todos contra todos, classificando-se todas as equipes para segunda fase. Os jogos da segunda fase serão respeitados uma classificação geral, levando em consideração o seguinte ordenamento 1°x 4°; 2°x 3°. Havendo empate a partida irá para cobrança de tiro de 7 (sete) metros.

Artigo 9º – As rodadas serão realizadas em colégios escolhidos pela Organização, de acordo com a disponibilidade e infraestrutura dos mesmos.

VII – Dos Critérios de Desempate

Artigo 10º – Na 1ª Fase:

  1. Confronto Direto
  2. Menor Número de W.O.
  3. Maior Número de Vitórias
  4. Maior Saldo de Gols
  5. Maior Quantidade de Gols Pró
  6. Menor Quantidade de Cartões Amarelos
  7. Menor Quantidade de Cartões Vermelhos
  8. Sorteio

VIII – Da Pontuação

Artigo 11º – A pontuação da 1ª Fase será a seguinte:

Handebol

  • (i) Vitória: 3 (três) pontos; (ii) Derrota: 1 (um) ponto; (iii)O.: -1 (menos um) ponto; (iv) W.O. na última rodada da 1ª Fase: -3 (menos três) pontos.

IX – Da Duração da Partida

Artigo 12º – As partidas terão as seguintes durações:

Handebol Masculino e Feminino

  • Sub 12: 30 (trinta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos corridos com 5 (cinco) minutos de intervalo;
  • Sub 14: 30 (trinta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos corridos com 5 (cinco) minutos de intervalo;
  • Sub 16: 30 (trinta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos corridos com 5 (cinco) minutos de intervalo;
  • 1º: Será permitido um pedido de tempo por período para cada equipe.
  • 2º: Os pedidos de tempo deverão ser solicitados ao anotador, cabendo ao mesmo avisar aos árbitros para que decidam o momento adequado para aplicá-lo.
  • : O cronômetro SOMENTE será pausado por motivos considerados excepcionais pelos árbitros, tais como: lesões, invasões, falta de bola e outros tipos de imprevistos.

X – Premiação

Artigo 13° – Serão oferecidos pela Organização da “Copa Kairós” os seguintes prêmios:

Handebol Masculino

Sub 12

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º e 4º colocados
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 14

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º e 4º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados (Série Ouro) e 1º, 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 16

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º e 4º colocados
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 18

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º e 4º colocados
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Handebol Feminino

Sub 12

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º e 4º colocados (Série ouro) e 1º e 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados (Série Ouro) e 1º, 2º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 14

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º e 4º colocados (Série ouro) e 1º, 2º e 3º colocados (Série prata)
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados (Série Ouro) e 1º, 2º e 3º colocados (Série prata)
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 16

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º e 4º colocados
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)

Sub 18

  • Medalha para os 1º, 2º, 3º e 4º colocados
  • Troféu para os 1º, 2º e 3, 4º colocados
  • Troféu para o melhor jogador (escolhidos pela Organização)